top of page

Por que decidi pesquisar?

Ossuário de Caifás - Encontrado em Israel

  Na Arqueologia, encontrei essa possibilidade, pois analisando as evidências encontradas, podemos observar a história e conhecer os fatos que aconteceram naquela época, mesmo que muita coisa que aprendemos sobre o passado tenha que ser repensado, eu prefiro o desgaste que for para encontrar a verdade do que viver uma vida no falso conforto da mentira.

Cena do Filme 1984 - Funcionário do Estado é responsável por reescrever a história.

  Sempre me interessei muito por história, mas infelizmente a história que chega até nós muitas vezes é distorcida, reescrita, ou seja, aprender história nem sempre é aprender o que realmente aconteceu no passado, mas sim em muitos casos se trata de recebermos apenas uma versão inventada dos fatos, tal como sempre foi feito pelos totalitários que manipulavam as massas para atingirem seus planos de poder.

  Sempre considerei que seria muito bom se pudéssemos conhecer as histórias como elas realmente foram, pois além de podermos aprender com o passado para não repetir os mesmos erros, poderíamos simplesmente não viver na ignorância e na manipulação.

  

  Foi a partir da descoberta da Pedra de Roseta em 1799, no Egito, que a arqueologia tomou outra proporção, pois neste caso existiam escritas em hieróglifos (escrita egípcia) e em grego, tornando possível traduzir os muitos achados e entender aquela cultura sobre o ponto de vista de quem a produziu, não pelo anacronismo dominante ou pela nossa ignorância.

  No filme "1984", baseado no livro de George Orwell, em uma sociedade totalitária, controlada pelo "Big Brother", o amor é proibido, e um funcionário do Estado é responsável por reescrever a história, mas ao se apaixonar é visto como rebelde, sofrendo tortura pelo seu crime. O interessante desse filme é uma abordagem didática sobre três aspectos psicológicos utilizados pelos sistemas totalitários; medo, vergonha e culpa, que segundo o psiquiatra e psicoterapeuta Flávio Gikovate, esses “freios” orientam nossos comportamentos, foram usados muitas vezes por diversos regimes totalitários, como nazismo, diversas religiões, empresas, etc. A própria história de Jesus, por exemplo, é diversas vezes assunto de debate, pois quais são as comprovações históricas da sua existência? estaria a sociedade hoje conhecida como "pós cristã" correta em afirmar que Jesus nunca existiu? 

  Através da arqueologia podemos trazer luz a diversas questões do ser humano, podemos descobrir e evitar diversos erros que já foram cometidos, podemos por exemplo pensar um contexto histórico através das ossadas de Caifás, aplicar o método científico, isto é, revisão por pares e por diversos, tirar as escamas das falsas histórias que nos foram contadas e realmente aprendermos como é nossa evolução como seres humanos.

Setembro, 2021

  

  

© 2024 arqpachecovictor.com

bottom of page