
A Bíblia "está na bíblia"?
É muito comum, principalmente nas religiões, a utilização da expressão "está na bíblia" como uma forma de justificativa para algo que em nada condiz com os princípios de Deus. Guerras foram travadas, vidas inocentes foram destruídas e muitos ideais foram distorcidos. Mas qual a razão disso?
Podemos observar ao longo da história da humanidade, os regimes totalitários utilizando a bíblia como narrativa para justificar suas desastrosas escolhas. Creio o Holocausto e a Idade Média serem os maiores exemplos desse desastre.
Primeiramente; é importante destacar que o termo bíblia, vem do grego “biblion”, que significa: livro, rolo; “bíblia” é a forma do plural neutro, com o significado de livros, conjunto de livros, em seguida; a "Bíblia Sagrada", que é o conjunto dos livros sagrados do antigo e do novo testamento, contém uma linguagem histórica, principalmente quando aborda a história de Israel e contém uma linguagem metafórica, principalmente quando se refere ao mundo espiritual e acima de tudo; uma linguagem de lições para toda humanidade. Logo, eu preciso saber separar, compreender e saber aplicar essas questões, por exemplo:
"Feliz aquele que pegar em teus filhos e der com eles nas pedras. "
Salmos 137:9
Não, não se trata de metáfora, realmente está na bíblia, que como eu disse, registra a história da humanidade, principalmente de Israel. O ponto em questão neste caso é compreender que ali está registrado um sentimento bem humano; o de vingança, que naquela situação tinha a ver com o cativeiro na babilônia. Precisamente eu vejo as principais lições de uma forma simples sendo exemplarmente ensinada por Jesus:
"Um deles, perito na lei, o pôs à prova com esta pergunta:
"Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?"
Respondeu Jesus: 'Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento'.
Este é o primeiro e maior mandamento.
E o segundo é semelhante a ele: 'Ame o seu próximo como a si mesmo'.
Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas".
Mateus 22:36-40
Se todos os feitos de Jesus por exemplo, fossem descritos na bíblia, faltariam livros no mundo inteiro eternamente. Existem feitos de Deus descritos na Bíblia que a gente simplesmente não faz ideia de como ocorreram, a exemplo dos êxodos dos Etíopes e dos Filisteus. Nossa vida pode ser uma bíblia em diversos aspectos; ela pode ser simplesmente a de um humano vingativo, pode ser alguém como Davi, que apesar dos erros que cometeu, foi tido como o homem "segundo o coração de Deus", existem vários exemplos que podem ser aplicados a todos os povos, línguas e nações, eu espero aprender a cada dia e agir conforme os princípios dessa essência:
Amar a Deus e ao próximo como a mim mesmo.
Niterói, Setembro de 2023.